top of page

Festival homenageará mestre da cultura em Milagres


Grupo "Na Base da Chinela" se apresentará no Festival na noite de sábado [2]

No período de 1 a 3 de março deste ano as comunidades de Oitis e Catolé, na zona rural de Milagres, no Cariri cearense, serão palco da primeira edição do Festival de Cultura e Arte Mestre Ferreira.


O evento se insere na agenda do Plano de Ação Comunitário, Territorial e Organizacional [PACTO] das duas comunidades para o biênio 2023-2024, sendo uma iniciativa da Associação Agrícola de Catolé e da Associação Comunitária de Oitis, em parceria com a Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa - EPUCA.


Como explica Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA, o Festival é uma justa homenagem à memória de Francisco José Ferreira, o Mestre Ferreira, morador da comunidade Catolé, falecido em fevereiro de 2009. "É também uma forma de evidenciar os múltiplos saberes e fazeres das duas comunidades, a partir das memórias individuais e coletivas de sua gente, das tradições e das narrativas orais, poesias, músicas, artesanato, culinária e outras práticas que evidenciam a cultura local", destaca o educador.


A primeira edição do Festival lembrará os 15 anos de falecimento do Mestre Ferreira e terá três dias de duração, contando com rodas de conversa, oficinas e minicursos, exposições fotográficas, feira de economia solidária e exibição de documentário, além de performances poéticas e shows musicais com artistas das próprias comunidades e convidados, a exemplo do grupo de Sopros e Percussão da UFCA, do grupo “Na Base da Chinela” e do cantor e compositor milagrense Bidu Fernandes.


Realizado a partir de uma perspectiva de fazer coletivo, o Festival terá como principal fonte de financiamento uma campanha de mobilização de recursos disponível na plataforma vakinha.


Mais informações sobre a campanha de financiamento coletivo e sobre o próprio Festival, incluindo sua programação completa, podem ser obtidas através do Instagram @pactooitiscatole.


Serviço:


Festival de Cultura e Arte Mestre Ferreira

De 1 a 3 de março de 2024

Oitis e Catolé, em Milagres/CE


Quer apoiar o Festival Mestre Ferreira?


Acesse https://www.vakinha.com.br/4253131. Se preferir, faça um pix para a chave 4253131@vakinha.com.br

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page