O amanhã não está à venda

Livro de Ailton Krenak no Pensadorxs Contemporânexs


O Ciclo de Estudos sobre Pensadorxs Contemporânexs é um projeto da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa [EPUCA] e se destina ao estudo do pensamento contemporâneo de homens, mulheres e outras pessoas que não se enquadram nessa classificação binária de gênero, através de encontros mensais com duração máxima de três horas. O próprio grupo pactua o pensador e/ou a obra a ser estudada e a metodologia de estudo para cada etapa, que poderá durar de um a quatro encontros. Cada pessoa poderá participar de todas as atividades do projeto ou apenas daquelas cujo pensador e/ou obra seja de seu interesse específico.

Nesse período de distanciamento físico em virtude da pandemia do coronavírus, o projeto ganha novo formato e passa a ser realizado virtualmente. Assim, uma curadoria propõe o pensador ou pensadora e a obra a ser estudada, distribui o documento aos inscritos para leitura prévia e na data combinada é realizado o encontro virtual para diálogo sobre o material lido/estudado. A primeira edição virtual do Pensadorxs Contemporânexs será realizada no dia 22 de maio [sexta-feira], das 15 às 17 horas, através da plataforma Sympla, integrada ao Zoom.

Para esse encontro escolhemos o livro "O amanhã não está à venda", de autoria de Ailton Krenak, publicado pela Companhia das Letras. A obra foi elaborada a partir de três entrevistas com Krenak, realizadas em abril de 2020, para diferentes meios de comunicação. O ensaio joga luz sobre a pandemia mundial de covid-19 e pede urgência do coletivo humano em tratar sua relação com a natureza.

Ailton Krenak nasceu em 1953, na região do vale do rio Doce, território do povo Krenak, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração de minérios. Ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É um dos mais destacados líderes do movimento que surgiu durante o grande despertar dos povos indígenas no Brasil, que ocorreu a partir da década de 1970. Contribuiu também para a criação da União das Nações Indígenas (UNI).

SERVIÇO

Pensadorxs Contemporânexs [online] 22 de maio de 2020, das 15 às 17 horas Videoconferência via Sympla Streaming Inscrições: sympla.com.br/pensadorxs-contemporanexs-online__844416 Livro disponível para download no site de inscrições

0 visualização

© 2020 por Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa | EPUCA