top of page

Evento no Cariri celebrará centenário de nascimento de Paulo Freire


Roda de conversa com Henrique Vieira na 6ª Semana Freiriana do Cariri, em 2019 | Foto: Leandro Medeiros

Realizada desde 2011, a Semana Freiriana do Cariri é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa e desde a terceira edição, em 2013, o projeto passou a ser bienal. Mais que uma justa homenagem a Paulo Freire, a Semana é um momento de diálogos sobre educação, para além do ambiente escolar, inspirado na amorosidade, no cuidado, na criticidade e no sonho de uma nova sociedade, que marcaram a obra e a vida do educador pernambucano, explica Socorro Souza, diretora financeira da EPUCA.


Para o educador Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA e coordenador da Semana Freiriana do Cariri, "todas as edições do evento até aqui, nos brindaram com a reconfortante sensação de que estamos fazendo história e contribuindo, de forma concreta, para ressignificarmos relações e mirarmos novos horizontes, novas utopias e um novo jeito de ser e estar no planeta terra e em todo o Universo".


A sétima edição da Semana Freiriana do Cariri acontecerá no mesmo ano em que celebramos o centenário de nascimento de Paulo Freire e será um convite a seguirmos dialogando e construindo caminhos que nos conduzam a outro mundo, ancorado no cuidado, no afeto, na partilha e na solidariedade. "Para nós, esse outro mundo não só é possível, como se faz cada dia mais necessário e urgente", destaca Joelmir. O evento será realizado no período de 12 a 19 de setembro, de forma totalmente virtual, em respeito às normas sanitárias de cuidado e proteção à vida, por força da persistência da pandemia de covid-19.


Cartas para Paulo

Durante os oito dias de evento serão realizados dois shows musicais, cinco rodas de conversa e quatro encontros de saberes e fazeres que dialogam com uma perspectiva freiriana de educação e de mundo. Além disso, está em curso um grande movimento visando estimular a escrita de Cartas para Paulo, que serão partilhadas em um encontro programado para o dia 18 de setembro à tarde, dentro da agenda da Semana Freiriana do Cariri, como explica a educadora Mabell Sales, da comissão organizadora do evento.


Cartas como a que a professora e escritora Luana Tolentino publicou na CartaCapital em agosto de 2020. Ou a que foi escrita pelo educador e gestor social Joelmir Pinho, publicada em seu blog em setembro de 2014. Como declarou Luana em sua carta para Paulo Freire, referindo-se ao livro Pedagogia do Oprimido [1968], que acabara de reler, “Como é bom tê-lo como mestre. O livro me fez rever a minha caminhada como professora da Educação Básica em bairros pobres da região metropolitana de Belo Horizonte. Bairros que lembram muito a periferia do seu Recife”.


De acordo com Mabell Sales, a comissão organizadora da Semana irá selecionar algumas das cartas escritas e as pessoas autoras serão convidadas a participar de uma roda de conversa virtual em que essas cartas serão lidas e refletidas coletivamente. O comitê gestor da EPUCA avalia também a possiblidade de publicação posterior das cartas recebidas, através do selo editorial IbiKariri. Para participar da iniciativa basta enviar sua carta para o e-mail ascom.epuca@gmail.com com o assunto “Cartas para Paulo”.


Ainda no dia 18 à noite será realizado o lançamento do livro "Cenários da Libertação: Paulo Freire na prisão, no exílio e na universidade", de autoria do sociólogo baiano Clodomir Santos de Morais [já falecido], reeditado pela Editora Expressão Popular em parceria com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará [ADUFC-Sindicato].


Financiamento coletivo


Para viabilizar o projeto com a qualidade e o cuidado que já são marcas dos fazeres da EPUCA e com a grandeza que o momento nos pede, a comissão organizadora da Semana lançou uma campanha de financiamento coletivo [vakinha online], que está disponível no endereço http://vaka.me/834312. Como explica Socorro Souza, "vamos precisar de muitas parcerias, de muitas energias e de um fazer coletivo que será decisivo". Uma novidade na campanha de financiamento coletivo deste ano é que para cada 2.021 reais arrecadados, serão distribuídas cem mudas de plantas nativas ou frutíferas a partir da parceria com produtores de mudas do Cariri e do Sertão Central cearenses. Quem preferir, pode apoiar fazendo um pix com qualquer valor para ascom.epuca@gmail.com, informa Socorro.


As inscrições para a sétima edição da Semana Freiriana do Cariri seguem abertas na plataforma Sympla [https://www.sympla.com.br/7-semana-freiriana-do-cariri__1253785] e você poderá acompanhar todas as novidades e o processo de preparação do evento através do site da EPUCA [portalepuca.org] e das redes sociais da Escola na internet [@ascomepuca]. Na plataforma Sympla também é possível acessar a programação completa do evento.


Sobre Paulo Freire

Nascido em 19 de setembro de 1921, Paulo Reglus Neves Freire é uma das maiores expressões da educação em todo o mundo e desde o dia 13 de abril de 2012 [Lei 12.612/2012] é o patrono da Educação brasileira. Paulo Freire é estudado em universidades dos EUA, homenageado com escultura na Suécia, nome de centro de estudos na Finlândia e inspiração para cientistas em Kosovo.


De acordo com levantamento do pesquisador Elliott Green, professor da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, na Inglaterra, o livro fundamental da obra do educador pernambucano, "Pedagogia do Oprimido", escrito em 1968, é o terceiro mais citado em trabalhos acadêmicos na área de humanidades em todo o mundo. Contudo, em que pese a expressão mundial de seu nome e sua valiosa contribuição para a educação do nosso país e, sobretudo, para a alfabetização de adultos, Paulo Freire passou a ser tratado pelo atual governo brasileiro como "inimigo público número 1".


Serviço


7ª Semana Freiriana do Cariri

Período: 12 a 19 de setembro de 2021

Realização: Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa – EPUCA

Informações: portalepuca.org | ascom.epuca@gmail.com | 88 9 9247-0706

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page