top of page

Sobre roda de conversa com Renato Freitas

Comitê gestor da EPUCA esclarece mudanças na programação da 8ª Semana Freiriana do Cariri



A Semana Freiriana do Cariri, desde sua primeira edição, em 2011, é resultado de um fazer coletivo que envolve muitas mãos, mentes e corações, movidos pelo desejo em comum de contribuir para o diálogo e a ação que nos aproximem da utopia de outro mundo: possível, necessário e urgente. Para tanto, escolhemos pautar todas as edições do projeto pela ideia de gerar desconforto de forma amorosa.


Ao longo desses mais de dez anos de caminhada, a limitação de recursos financeiros sempre foi um desafio que aprendemos a enfrentar com criatividade, solidariedade e capilaridade. Esta última, tem se materializado, em sua quase totalidade, através de importantes parceiras não financeiras.


Só para termos uma ideia, para a oitava edição da Semana Freiriana do Cariri, que teve início no último domingo [17] e seguirá até sábado [23], contamos com pouco menos de R$ 10 mil em parcerias financeiras, além das contribuições individuais via campanha de financiamento coletivo que, embora muito importantes, estão longe de serem suficientes para cobrir todos os custos do evento.


Nesse contexto, várias passagens de convidadas e convidados para as rodas de conversa e para outras atividades da Semana foram compradas por instituições e organizações parcerias ou com recursos próprios, oriundos da campanha de financiamento coletivo e de outras contribuições de pessoas simpatizantes do projeto.


No caso específico das passagens do deputado estadual Renato Freitas, do Paraná, convidado para a roda de conversa que acontecerá na noite desta quinta-feira [21], havíamos nos programado para comprá-las com recursos oriundos de uma das nossas três parcerias financeiras. Exatamente a de maior vulto, posto que seria necessário adquirirmos duas passagens, sendo uma para o deputado Renato Freitas e outra para uma pessoa de sua equipe de assessoria.


Ocorreu que o repasse do referido recurso demorou mais que o previsto e, para agravar a situação, o banco Inter, para o qual a transferência foi feita, até a presente data não disponibilizou o recurso em nossa conta, em que pese nossas cobranças diárias para que o problema seja resolvido.


Ao tentarmos encontrar uma solução através do levantamento de outra fonte de recursos, mesmo que na forma de empréstimo pessoal até a liberação do crédito em nossa conta por parte do banco Inter, fomos surpreendidos com a majoração dos preços das passagens em mais de 100%, o que significaria algo próximo de R$ 12 mil para aquisição de duas passagens aéreas para o trecho Curitiba-Juazeiro do Norte-Curitiba [CWB-JDO-CWB].


Importante ressaltar que durante todo esse processo contamos com a mais pronta compreensão e solidariedade do deputado Renato Freitas e de sua equipe de assessoria, que não mediram esforços para nos ajudar, seja segurando ao máximo a agenda, frente a outros compromissos que foram surgindo ao longo dos últimos dias, seja se disponibilizando a viajar sem alguém da equipe de assessoria, o que não é usual fazê-lo.


Diante de toda essa situação e contando mais uma vez com a generosidade e parceria do querido Renato Freitas e de toda a sua equipe de assessoria, tivemos que repensar a agenda da atividade, que passará a ter o seguinte formato: a atividade seguirá na noite de quinta-feira [21], às 19 horas, no SEST SENAT, com a exibição do documentário “Renato: um de nós”, seguida de roda de conversa com Renato Freitas, só que agora de forma virtual, com transmissão exclusiva para quem estiver presente no SEST SENAT na noite desta quinta-feira [21].


Queremos aqui enfatizar que a impossibilidade da vinda de Renato Freitas para a oitava edição da Semana Freiriana do Cariri deveu-se, exclusivamente, às nossas limitações de recursos para a compra das passagens. Portanto, não há qualquer responsabilidade do deputado Renato Freitas nesse caso. Pelo contrário, como já dissemos aqui, Renato e toda a equipe foram por demais compreensivos, solidários e parceiros ao longo de todo esse processo.


Resta-nos, pois nos desculparmos publicamente com o deputado Renato Freitas e com todas as pessoas que esperavam pela possiblidade de ouvi-lo, vê-lo e abraçá-lo pessoalmente na noite desta quinta-feira [21] e reforçamos o convite para que mantenham esse encontro em suas agendas, nos ajudando a fazer dessa situação indesejada uma oportunidade de nos fortalecemos na luta permanente de remar rio acima na busca e na construção, pelos fazeres diários, de territórios pautados pela ética do cuidado e do bem viver.


Seguimos contando com o apoio e parceria de todas, todos e todes. Nesse momento, a solidariedade de vocês se faz ainda mais importante. Abraços e até quinta-feira à noite!


Comitê gestor da EPUCA

135 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page