top of page

Maior evento sobre educação do Cariri acontecerá em setembro


Já estão abertas as inscrições para a oitava edição da Semana Freiriana do Cariri, que acontecerá no período de 17 a 23 de setembro deste ano, por iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa – EPUCA.


A programação será aberta na noite de domingo [17], com show do grupo Essas Mulheres [Fortaleza], na Casa Ucá, na cidade do Crato. Entre a segunda-feira [18] e a sexta-feira [22] serão realizadas cinco rodas de conversa, todas no SEST SENAT Crato, com início sempre às 19 horas.


Entre as convidadas e convidados da Semana está a advogada Rita Sipahi [SP], que abrirá a agenda de rodas de conversa do evento, na noite de 18 de setembro. Ex-militante da Ação Popular [AP], presa política durante a ditadura civil-militar brasileira iniciada em 1964, conselheira da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e personagem do documentário “A Torre das Donzelas”, Rita Sipahi conversará com os participantes da oitava edição da Semana Freiriana do Cariri sobre "Território, poder e memória".


Na mesma noite será lançada a campanha #ditaduranuncamais, uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa. A iniciativa objetiva coletar assinaturas para apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular através do qual ficará vedado à Administração Pública Municipal do Crato prestar qualquer tipo de homenagem ou exaltação ao golpe civil-militar ocorrido no Brasil em 1964 e ao período de ditadura subsequente ao referido golpe.


As rodas de conversa seguirão com as presenças dos jornalistas Passos Júnior e Higo Lima, ambos da Universidade Federal Rural do Semiárido e autores do livro “40 Horas de Angicos: Memórias dos alunos de Paulo Freire no RN”, que será lançado na noite de 19 de setembro [terça-feira], antes da roda de conversa com os dois jornalistas. Essa segunda atividade contará também com a presença da professora Eneide Araújo, que foi educanda de um dos Ciclos de Cultura realizados em 1963, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, sob a coordenação de Paulo Freire.


Também participarão das rodas de conversa o advogado e deputado estadual cearense Renato Roseno, o também deputado estadual Renato Freitas [PR], a juíza de direito Fernanda Orsomarzo e o desembargador Fernando Prazeres.


Ao longo de toda a semana serão realizadas quatro oficinas, sendo uma sobre produção de fanzines, duas sobre Capoeira Angola e uma sobre a ferramenta de design gráfico Canva. As oficinas terão como facilitadores o educador e jornalista Tiago Coutinho, o capoeirista Paulo Gutemberg e o educador, gestor social e escritor Joelmir Pinho.


Na manhã de sexta-feira [22], também no SEST SENAT, será realizado o encontro de retomada do Fórum de Educação do Cariri, nascido em 2017, durante a quinta edição da Semana Freiriana do Cariri. A vasta programação do evento contará ainda com três exposições fotográficas, que serão instaladas no IFCE Crato, na Casa Ucá e no SEST SENAT.


A agenda da 8ª Semana Freiriana do Cariri será encerrada na noite de sábado [23], com show da cantora e compositora pernambucana Isabela Moraes. O show “Um mar de mim” será realizado na Casa Ucá, na cidade do Crato. As inscrições para a Semana Freiriana do Cariri poderão ser feitas a partir do site portalepuca.org.


SERVIÇO:


8ª Semana Freiriana do Cariri

De 17 a 23 de setembro de 2023

Crato, Cariri, Ceará

Informações e inscrições: portalepuca.org

142 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page