top of page

O SUS em linguagem simples e direta

Atualizado: 12 de mai. de 2020

Minicurso é uma iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa


Seguem abertas até a próxima quinta-feira [6] as inscrições para o Minicurso sobre o SUS, que acontecerá no dia 9 de fevereiro de 2020 [domingo], no Hostel Kariri, na cidade do Crato, por iniciativa da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa - EPUCA. A atividade começará às 9 horas e segurá até o final do dia.


Com duração de seis horas, o percurso formativo será facilitado pelo educador e gestor social Joelmir Pinho, que além de graduado em Administração Pública e Gestão Social e ex-professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA, vem de uma trajetória de militância no campo das políticas públicas, inclusive na Saúde.


De acordo com Joelmir Pinho, o minicurso abordará questões como os antecedentes do Sistema Único de Saúde até a sua inclusão no texto constitucional de 1988 e no chamado tripé da Seguridade Social, além de apresentar, de forma didática e em linguagem de fácil compreensão, os níveis de atenção à Saúde no SUS, passando pela atenção básica, a média e alta complexidade, para em seguida discutir a organização do Sistema com base em princípios como a universalidade, a integralidade, a descentralização e a participação social.

O que é a Programação Pactuada Integrada e qual sua importância para a gestão integrada do SUS? Qual o papel das Comissões Intergestores? Essas são questões que serão trabalhadas no minicurso e, como explica Joelmir, dizem respeito não só aos gestores e profissionais de saúde, mas a todas as pessoas que têm interesse em conhecer melhor o SUS e compreendem sua importância como política pública.

Sem ignorar os vários problemas e desafios que o SUS enfrenta, especialmente em função de questões como subfinanciamento, gestão deficiente e fragilidades de comunicação, o facilitador do minicurso destaca a importância de iniciativas como esta para ampliar o acesso à informação e fortalecer a luta em defesa da saúde pública e gratuita como direito fundamental.


Na contramão de muitas discussões que vêm sendo feitas, inclusive no Congresso Nacional, Joelmir destaca que "a fragilização e destruição do SUS só interessa aos grupos econômicos que querem fazem da saúde um negócio lucrativo para poucos, ainda que às custas da vida de quem não pode pagar". Ele lembra que "o que está em curso no Brasil é uma tentativa de mercantilização do direito à saúde, pela via da privatização da mais importante política pública que esse país já conheceu".

 

SERVIÇO:

Minicurso sobre o SUS: o Sistema Único de Saúde em linguagem simples e direta

9 de fevereiro de 2020 [domingo], das 9 às 17 horas

Hostel Kariri [Av. Perimetral Dom Francisco, 1039 - São Miguel, Crato/CE]

Investimento: R$ 20,00

Informações e inscrições:

88 9 9247-0706 [whatsapp] | @ascomepuca [redes socias]

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page