top of page

PontoDoc terá edição virtual

Atualizado: 12 de mai. de 2020


Nascido em 2013, o projeto PontoDoc tem por objetivo levar a escolas, universidades, comunidades urbanas e rurais e outros espaços coletivos, documentários sobre os mais diversos temas, com a realização de uma roda de conversa entre os presentes, após cada exibição. Desde o início do projeto já foram realizadas mais de 60 edições.

Nesse mês de abril, em virtude do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, pela primeira vez o PontoDoc será realizado virtualmente, através do canal de vídeos da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa no YouTube. Para essa edição especial, a curadoria do projeto escolheu o documentário "AI-5, o dia que não existiu" [56 min].

Produzido em 2001, o filme retrata a pouco conhecida última sessão da Câmara dos Deputados, em 12 de dezembro de 1968, antes do fechamento do Congresso Nacional pelo comando golpista. Com direção do jornalista Paulo Markun, o documentário reproduz, reencenando algumas delas, diversas sequências da referida sessão, que foi usada como desculpa final para promulgação do Ato Institucional número 5.

Como escreveu a jornalista Léa Maria Aarão Reis, em reportagem publicada em novembro de 2019 no portal Carta Maior, "as imagens reproduzidas no filme de Paulo Markun se misturam a algumas cenas de preciosas entrevistas de líderes políticos da época, realizadas bem mais tarde, em 2000, e a outras imagens de arquivo ciosamente guardadas pelas funcionárias do serviço de arquivo da Câmara, Gracinda Vasconcellos e Ana Lucia Brandão".


"Imagens que estiveram a pique de desaparecer. A ata da histórica sessão legislativa jamais foi publicada pelo Diário Oficial e até a virada do século 20 poucos – ou ninguém – sabiam da existência do material", escreve Léa Aarão.

O documentário já está disponível no IbiKariri, canal de vídeos da EPUCA no YouTube, e na quinta-feira [30/4], às 16 horas, será realizada uma live, com transmissão simultânea pelo YouTube e o Instagram da EPUCA, para um bate-papo sobre o documentário.

 

SERVIÇO:


PontoDoc [edição especial de abril]: clique aqui para assistir

Live: 30 de abril de 2020 [quinta-feira], 16 horas

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page